3 de mar. de 2014

Ilha na Cozinha

Olaaaá, meninas!!! Mil desculpas, sei que estou sumida, mas a correria está grande... passei para coloca-las a par de algumas novidades!

Sábado retrasado (22/02) fizemos a primeira visita ao nosso apartamento! Havia um modelo decorado lindo lindo lindo e aproveitamos para tirar algumas ideias... Nosso cantinho será entregue só no meio do ano, mas já está uma fofura! 

Aproveitamos e demos uma esticada para visitar o primeiro buffet... e amamos logo de cara. Logo pretendo contar pra vocês sobre o lugar, absolutamente lindão!!!

Tem mais alguns detalhes do casamento da Simoni e do Eryck que PRECISO compartilhar com vocês, só falta conseguir mais algumas fotos! Também fiquei de contar sobre o convite para sermos padrinhos do casamento do Guilherme e da Marcela, mas infelizmente deu erro nas fotos do meu computador e eu ainda não conseguir mostrar pra vocês... :( prometo que irei resolver esta questão!!!

Mudando um pouco de assunto... sabe aquelas ideias malucas que as vezes temos e que custa sair da nossa cabeça de noiva? Pois bem, tenho algumas delas, como por exemplo:

- Ilha na cozinha

Eu acho o máximo, lindo e prático. Dá pra cozinhar enquanto faz sala pras visitas, é moderna, blá blá blá. Mas é claro que cozinha de apartamento não oferece um super espaço pra viajar na maionese como eu, então andei pesquisando ilhas compactas, que cabem na nossa planta.




Tenho plena noção que para se ter uma ilha precisa se ter uma coifa potente, a fim de que os aromas da cozinha se espalhem o mínimo possível pelo restante da casa. Mas afinal de contas, frituras (que são as campeãs de cheiro) fazem mal a saúde, então tá tranquilo. :X

Além disso, há uma série de coisas a considerar como espaço, altura da bancada... Então encontrei algumas dicas de como projetar uma ilha neste site aqui e resolvi compartilhar com vocês.

1. Pense na função da ilha na sua cozinha
A maioria das pessoas usa dois lados da ilha: numa parte cozinham, na outra comem. Acontece que ela pode ter muitas outras utilidades: corte e preparação de alimentos, limpeza, comer… Pode até ser uma bancada que serve de escrivaninha, para fazer outros trabalhos da casa.
Então, antes de decidir o que vai dentro e em cima dela, pense em como ela será usada. Se você quiser instalar uma pia e outros equipamentos, precisará de espaço. Por outro lado, se for só para sentar e comer, é bom ver como ela fica mais confortável.
A ilha é uma pequena parte da cozinha em geral. Ela vai influenciar no fluxo de trabalho da cozinha e na maneira de se conviver nela. Se ela não for uma solução para o design geral, você acaba perdendo o foco.

2. Escolha os equipamentos que vão para a ilha

Se você resolvei colocar equipamentos na ilha, para ajudar no trabalho, é hora de planejar suas funções e o espaço necessário. Uma pia principal, por exemplo, vai fazer com que você considere se a lava-louças deve ir do lado direito ou esquerdo da pia. Se for só uma área de preparo, será preciso uma lixeira (quem sabe até uma para reciclar e compostar).
Já se você resolveu instalar um cooktop, vai precisar de coifa e exaustão. Leve em consideração, também, o tamanho da cozinha. Se for muito grande e a geladeira estiver fora do seu triângulo de trabalho, use um pequeno frigobar embutido na ilha.
É preciso estabelecer as suas prioridades. Pense em tudo que você quer colocar na ilha em ordem de prioridade. Provavelmente, você vai ter que escolher as características principais.

3. Leve em consideração os armários

Pense no projeto geral da cozinha. Se você tem muito espaço para os armários na cozinha, criar um espaço para guardar coisas embaixo da ilha não precisa ser uma prioridade. Por outro lado, se for uma área de preparação, a pia será uma prioridade, mas é importante ter onde guardar facas, utensílios e tábuas.
Em geral, bastam dois pequenos armários para resolver o problema. Um de costas para o outro. Só é importante não deixar a ilha grande demais, com muito espaço no meio. Cerca de 1 metro de largura na ilha é muito bom. Um pouco menos, se necessário ou um pouco mais se quiser usar para muitas funções diferentes.

4. Decida a altura da bancada

O primeiro passo é ver qual a altura dos bancos. De maneira geral, serão necessários aqueles bancos altos de bar, mas existem duas alturas principais: uma com cerca de 90 cm e a outra com pouco mais de 1 metro. Cada uma dá resultados diferentes no uso da ilha.
A versão mais alta e menos fácil de encontrar acaba dando mais flexibilidade. A ilha pode ser desenhada com duas alturas diferentes, sendo a área de trabalho um pouco mais baixa do que a de comer. O salto entre uma área e outra pode ser usado para colocar tomadas, por exemplo. Já o banco mais baixo (e fácil de encontrar) não vai dar esse tipo de opção, mas é ótimo se você tem uma área para comer.
Lembre-se de deixar espaço para as pernas. O mínimo é de 30 cm, mas uns 40 cm serão mais confortáveis.

5. Confirme se ela se insere no projeto da cozinha

A cozinha tende a ser a área mais ocupada e movimentada da casa. Por isso, é preciso que tenha um bom design. O lado de trabalho da ilha precisa funcionar bem com a bancada da cozinha. Se isso não acontecer, planeje novamente. Tenha sempre o triângulo pia-fogão-geladeira em mente.
A área livre em torno da ilha também exige uma certa conta, seria bom cerca de 1 metro de espaço em torno da ilha. Já a área de entretenimento e de comer ficam a critério do espaço próximo à ilha. Se for uma sala de estar, por exemplo, será bem maior.

6. Precisa de um arquiteto?

Na maioria das vezes, instalar uma ilha é uma simples questão de bom senso. Sim, é preciso planejar e decidir coisas, mas se você entender de proporções, vai se virar bem. Por outro lado, se você não é esse tipo de pessoa (eu não sou), é melhor ligar para um especialista. Ele vai ajudar a levar tudo isso em consideração.
Alguém mais aqui tem planos de fazer uma ilha na cozinha? Espero que este post possa ajuda-las!
Beijos beijos e até mais!
~*~
Fonte: http://www.comercompedro.com/

4 comentários:

  1. A minha cozinha tbm será de ilha tipo essa que vc postou por último. Lindo neh.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Gi, a minha cozinha tbm será de ilha hehehe!, acho lindo e quero fazer assim, vamos começar a construir em maio desse ano e pretendemos fazer a cozinha do tipo ilha, fica mais fácil e mais lindo ♥

    Beijo
    Obs: você está sumida mesmo menina! rum. ♥♥♥
    Pronta Para Casar

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo a cozinha com essa ilha.
    É como você falou, pode ficar no fogão preparando a janta e recebendo os convidados na mesma hora. Minha cunhada tem, mas nao tem ainda a coifa em cima do fogão.

    Tenha uma linda quarta
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, opine e compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
' Casar é chic ! , * © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.